Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A IMPORTÂNCIA DA CAPACIDADE DE “POUPAR”

A IMPORTÂNCIA DA CAPACIDADE DE “POUPAR”
Rogério Brandão
Jan. 27 - 3 min read
000

Você sabe por que você deve fazer uma Gestão Financeira do seu ralado dinheirinho? Já se perguntou por que deixar de consumir agora para consumir melhor no futuro? E que “melhor” seria esse? Pois bem, diversos estudos e pesquisas atestam que toda a pessoa, de maneira geral, é influenciada por sua família, e a formação que ela lhe deu, bem como por traços de personalidade na forma como se lida com o dinheiro.

 

E no meio deste grande contexto, temos aquelas pessoas que, por diversas razões, conseguem, de alguma forma, “poupar”, investir. E estas pessoas conseguem investir, pois o fazem pensando/almejando alguns dos seguintes objetivos:

 

  1. Adquirir bens;
  2. Custear despesas futuras;
  3. Fazer uma Reserva Financeira;
  4. Para garantir uma aposentadoria digna;
  5. Para abrir um negócio próprio;
  6. Alcançar a tão sonhada independência financeira; e/ou
  7. Para que seus herdeiros não passem dificuldade financeiras.

 

No mundo dos investimentos é fato que: quanto maior for o grau de poupança maior a necessidade de segurança financeira da pessoa. Sempre, contudo, levando-se em consideração os aspectos psicológicos de cada personalidade, uma vez que poupar, investir significa adiar o potencial consumo atual para o futuro. E o investimento, quando planejado e efetivado, é canalizado, em linhas gerais, para: aplicações financeiras, compra de ações e imóveis, abertura de um negócio próprio, dentre outros exemplos.

 

É interessante verificamos que, no começo, poupar não estimula muito, pois os efeitos dos juros compostos ainda não são percebidos. Importante ter em mente que o rendimento real gerado pelos seus investimentos é o que fornecerá o seu sustento, pois a capacidade de poupança, quando você estiver vivendo uma fase de atividades produtivas, tende a diminuir na terceira idade, quando a pessoa, em geral, para de trabalhar ou dá uma desacelerada.

 

Assim, quanto mais cedo você começar a investir muito mais rapidamente os seus objetivos serão alcançados.

 

E não adianta alegar que você não poupa porque ganha pouco. Em pesquisa e estudos realizados têm se observado que a capacidade de poupar está diretamente ligada à disciplina e à aspectos psicológicos de cada personalidade, bem como a capacidade de controlar seus gastos. Assim, podemos encontrar no dia a dia tanto poupadores e consumidores inveterados desde o funcionário mais humilde até pessoas extremamente bem remuneradas, o que demonstra a irrelevância do nível de renda.

 

E quando falamos de poupar, investir não podemos esquecer da palavra-chave: diversificação. Diversos estudos internacionais demonstram que o tão assustador investimento em ações supera em rendimento todos os outros investimentos tradicionais no longo prazo, embora apresente maior volatilidade (oscilação).

 

Portanto, podemos concluir que poupar/investir o quanto antes, buscando e praticando boas técnicas de investimentos, muitas das vezes contratando, para tanto, um consultor de investimentos, assumindo, por meio da diversificação dos produtos financeiros em seu portfólio, certo risco [este calculado conforme seu perfil], é a melhor estratégia para ter uma vida de equilíbrio e de paz financeira, bem como para alcançar seus objetivos.

 

Faça como nossos clientes: com determinação e disciplina, as suas conquistas financeiras poderão ser cada vez melhores!

 

Gostou do artigo e quer ajuda no seu planejamento financeiro? Nós da GFAI Planejamento Financeiro podemos te ajudar!

 

Saiba mais em: https://gfai.com.br/rogeriobrandao/


Report publication
    000

    Recomended for you