Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

COMO COMEÇAR A INVESTIR (SUPER DICAS)

COMO COMEÇAR A INVESTIR (SUPER DICAS)
Rogério Brandão
Jun. 14 - 5 min read
000

Sendo direto e reto, vamos à 5 super dicas de como começar a investir ainda hoje!:

 

1) Objetivos bem definidos: com uma folha de papel e uma caneta escreva todas as coisas, metas e objetivos que você quer alcançar na sua vida, separando-os em curto prazo (até 2 anos); médio prazo (de 3 a 5 anos) e de longo prazo (acima de 6 anos), incluindo a sua aposentadoria. E não importa o tamanho da lista, pois é com esta lista que todos os seus objetivos e metas ficarão mais claros.

 

2) Estude e entenda os diferentes tipos de investimentos: Antes de mais nada, nunca esqueça que: "Conhecimento é poder", por isso é de suma importância que você entenda os diferentes tipos de investimentos e invista conforme seu perfil de risco: conservador, moderado e agressivo. Em suma, quanto mais arriscado o investimento, maior é o retorno potencial que ele poderá dar. Em termos gerais investimentos mais agressivos são para objetivos de longo prazo, uma vez que em longos períodos de tempo normalmente superaram a rentabilidade dos outros tipos de investimentos (conservador/moderado). Abaixo uma breve lista com a relação investimento/risco:

 

                a) Investimentos Conservadores: renda fixa, poupança, CDB de bancos, fundos indexados ao CDI;

 

                b) Investimentos Moderados: fundos que tentam superar a rentabilidade do CDI, fundos imobiliários; e

 

                c) Investimentos Agressivo: ações, opções, e fundos que buscam superar o Ibovespa.

 

3) Escolha uma corretora de valores: é de conhecimento geral que, infelizmente, os gerentes de banco recebem comissões do banco por cada investimento que conseguem “vender”. Com isso, na grande maioria das vezes a sugestão deles não é a mais adequada ao cliente. Com o intuito de se evitar isso, é sempre recomendável investir por meio de Corretora de Valores e sendo assessorado por um assessor de investimentos ou um consultor de investimentos CVM. Em resumo, Corretoras de Valores são instituições focadas em investimentos e qualquer um pode abrir conta em uma corretora do mesmo modo que abre uma conta em um banco (às vezes de forma bem mais fácil). A grande maioria das corretoras de valores não cobra nada para abertura de contas, e ao contrário do que muitos pensam, é muito mais barato investir por meio de uma corretora do que por um banco. Aberta a conta você terá acesso a diversos tipos de investimentos e corretora de valores lhe ajudará a escolher quais são os mais adequados conforme seu perfil.

 

4) Diversifique (mas não pulverize) seus investimentos: Nesta dica não poderia de mencionar o velho ditado que diz que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. O mesmo vale para seus investimentos. Tente sempre buscar investimentos diversificados e diferentes entre si, assim caso um deles não esteja indo tão bem, os outros estarão. Na Persa utilizamos com os nossos clientes a "Teoria das 8 Caixas" (em breve publicaremos um artigo sobre este método). Mas, por enquanto, tenha em mente o conceito da diversificação e deixe sempre em sua reserva de emergência, pelo menos, o valor equivalente a 6 meses dos seus custos mensais. E não "pulverize" seus investimentos, de forma a perder o controle deles e não saber mais onde está aplicando seu suado dinheiro. 

 

5) Seja fiel a seus objetivos: Se cumpriu as 4 dicas acima, nossos Parabéns! Agora é manter o foco, controlar seu fluxo de caixa, manter seus estudos no mundo dos investimentos e continuar investindo mensalmente. E, ainda que seus investimentos agressivos estejam dando muito mais retorno que os demais, não se empolgue e não coloque mais do que você deve nestes investimentos, respeitando sempre seu perfil de risco. E não esqueça: no longo prazo o investidor que se dá bem é aquele que respeito seu perfil de risco e foi fiel às suas estratégias, não tomando decisões meramente por emoção, impulso

 

Dica Bônus: Não pare nunca de estudar; e veja que não é preciso pagar um curso caro ou viajar ao exterior para tanto, basta você ter determinação, foco e sempre acompanhar as iniciativas como esta do Blog da Persa Planejamento Financeiro!

 

PS: Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre investimentos e planejamento financeiro, continue acompanhando as nossas publicações e confira também nossas postagens anteriores acessando nosso site: www.persafinancas.com


Report publication
    000

    Recomended for you