Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

COMO ORGANIZAR AS CONTAS PARA COMEÇAR A INVESTIR EM 2022

COMO ORGANIZAR AS CONTAS PARA COMEÇAR A INVESTIR EM 2022
Rogério Brandão
Jan. 6 - 5 min read
000

COMO ORGANIZAR AS CONTAS PARA COMEÇAR A INVESTIR EM 2022

O planejamento financeiro é vital, imprescindível para qualquer pessoa, pois ele permite (a) controlar gastos; (b) entender padrões financeiros e, ainda, otimizar tais padrões. E para você que quer organizar as suas contas e começar a investir, o planejamento financeiro é ainda mais importante!

Apresentamos a principais dicas para você organizar suas contas e investir em 2022:

 

PRIMEIRA DICA: CONTROLE SEUS GASTOS

Esta dica é fundamental, especialmente na hora de investir. Para tal controle, você deve ter: organização, disciplina e constância. A organização é imperativa porque ajuda o futuro investidor a dar os primeiros passos. Ao anotar suas despesas fixas, variáveis, essenciais e triviais, você pode observar suas tendências de consumo. Uma boa forma de começar seu controle de gastos é pela análise mês a mês. A cada ciclo de recebimento salarial, revise as anotações. Desse modo, você poderá saber quando, onde e como gastou seu dinheiro.

 

SEGUNDA DICA: PLANEJE-SE FINANCEIRAMENTE

Um bom plano de receitas e despesas pode aproximá-lo mais rapidamente de seus sonhos, bem como protegê-lo de possíveis crises. Assim, o planejamento financeiro é a base de qualquer estratégia de otimização de renda. Portanto, ele é essencial para guiar os que desejam entender como organizar as contas. Com um objetivo final claro, será possível nortear as suas tomadas de decisão e chegar ao sucesso pleno, diminuindo o risco de cometer erros nas finanças e nos investimentos.

 

TERCEIRA DICA: DEFINA METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

Feito o planejamento financeiro, vamos às metas e objetivos, que são separadas em curto, médio e longo prazo. Curto prazo: planos previstos para 1 ou 2 anos à frente. Médio prazo: são os planejamentos a serem realizados em até 4 anos. Longo prazo: delimitam o período de 5 ou mais anos. O principal motivo para definir suas metas e objetivos é a motivação, pois sem saber quais são os motivos para investir, é mais fácil gastar suas economias em compras alheias ao objetivo final. Portanto, sempre avalie e pense com calma e decida o propósito de adentrar no universo dos investimentos.

 

QUARTA DICA: SEPARE UMA QUANTIA MENSAL PARA INVESTIMENTOS

Nunca esqueça: os investidores somente devem iniciar sua jornada somente após se organizarem. Ou seja, suas contas devem estar em dia e não tenha dívidas. Após isso, se organize e economize uma parcela de seu salário por mês. Primeiro, priorize seu Colchão de Segurança (montante reservado para os imprevistos). É comum que ele corresponda de 3 a 12 meses do seu custo de vida (mensal).

 

QUINTA DICA: IDENTIFIQUE SEU PERFIL DE INVESTIDOR

É interessante notarmos que muitas pessoas desejam começar a investir, mas não sabem como escolher as melhores opções para compor sua carteira de investimentos. O primeiro passo para tanto é conhecer seu perfil de investidor. Existem três principais perfis: conservador, moderado e arrojado. A principal diferença entre eles é a tolerância a riscos. Em resumo, o conservador prioriza a segurança do patrimônio e a previsibilidade, e o arrojado privilegia os rendimentos. O perfil do meio, isto é, o moderado, equilibra esses dois elementos. Assim, ao saber em qual perfil você se enquadra, a escolha das alternativas mais adequadas ao seu caso será facilitada. Por meio da corretora você poderá descobrir seu perfil preenchendo o suitability.

 

SEXTA DICA: CONHEÇA AS ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTO DISPONÍVEIS

Por fim, mas não menos importante, chegou o momento da tomada de decisões. Como você verá na sua jornada de investidor existem diversas opções de investimento disponíveis no mercado financeiro. É importante estudar o assunto e pesquisar bastante sobre os investimentos que se adequam ao seu caso. Em resumo: (i) tenha sempre um montante disponível todo mês para investir; (ii) defina o seu objetivo final e as metas de curto, médio e longo prazo; (iii) conheça seu perfil de investidor; (iv) escolha o banco ou a corretora de valores ideal às suas necessidades; e, por fim (v) analise as alternativas disponíveis.

 

Faça como nossos clientes: com determinação e disciplina, as suas conquistas financeiras poderão ser cada vez melhores!

 

Gostou do artigo e quer ajuda no seu planejamento financeiro? Nós da GFAI Planejamento Financeiro podemos te ajudar!

 

Saiba mais em: https://gfai.com.br/rogeriobrandao/


Report publication
    000

    Recomended for you