[ editar artigo]

Encontro de Planejadores 31/08/2021 - Estudo de caso (Conselho de Planejadores)

Encontro de Planejadores 31/08/2021 - Estudo de caso (Conselho de Planejadores)

Caso Sr. e Sra. Smith

Sugestões ao Planejador:

  • Mostrar evolução no trabalho é importante. É preciso valorizar que a Sra. Smith conseguiu evoluir em 150.000,00 o patrimônio financeiro em 1 ano de planejamento financeiro pessoal.
  • Para a ansiedade e angústia da Sra. Smith, uma solução seria “se pagar primeiro” todos os meses. Ou seja, primeiro fazer os investimentos que tem que ser feito. Isso talvez possa ajudar a tirar um pouco da pressão dos orçamentos “estourados”.
  • Quando o casal é desunido financeiramente, um bom approach é conversar com cada um individualmente para tentar entender a situação, sempre utilizando a lógica do princípio de competência.
  • Com relação a previdência privada, é importante fazer comparativos com outros fundos de previdência. Talvez assim faça com que o Sr. Smith tenha algum tipo de “call to action”. Importante também entender se é PGBL/VGBL, Regressivo/Progressivo e também o regime de tributação, para saber se vale a pena um eventual resgate.
  • Depois de 1 ano, é hora de aprofundar um pouco mais sobre os tipos de investimentos e suas diferenças. Só assim para modificarem o perfil de investimentos.
  • É necessário aprofundar sobre outros objetivos de vida (carro, filhos, etc). Com isso, o casal tende a ganhar mais fôlego com o seu orçamento (lançamentos, disciplina) e tomar melhores decisões financeiras.
  • O casal tem junto hoje 605.000,00. É importante mostrar um pouco de “futurismo” para eles. Ou seja, se conseguirem investir X por mês, juntamente com 605.000,00, como estará o patrimônio em 3, 5, 10, 20 anos? Isso ajuda para trazer perspectivas positivas pro casal.
  • Sugestão de Livro: O poder da auto responsabilidade

 

https://vimeo.com/596085821/2eeb8e19ef

Comunidade de Planejadores Financeiros
Leonardo Gomes
Leonardo Gomes Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você