Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O antagonismo da tecnologia no mercado financeiro.

O antagonismo da tecnologia no mercado financeiro.
Luiz Fernando Schvartzman
Sep. 22 - 4 min read
000

A tecnologia não é mais o privilégio de alguns, mas a necessidade de todos. Deste o pequeno mercadinho do bairro com um sistema para controle de estoque, caixa e pagamento, até na fazenda com modernos aplicativos e sistemas para entender sobre chuvas, plantações, pragas, remédios e etc, ninguém mais está alheio a tecnologia.

Tudo isso abriu um novo mundo de oportunidades, todos os antigos negócios, setores e empresas, podem ser “recriadas” utilizando tecnologia. Seja mudando processos, incluindo facilidades para seus clientes ou até mesmo na oferta de novos produtos e serviços. Mas tudo isso tem seus pontos positivos e negativos.

A TV já não é a mesma, nem o transporte. Praticamente todos os mercados estão sob influência da tecnologia de alguma forma, e o mercado financeiro não é diferente.

Recentemente o Banco Central instituiu o PIX, que permite transações instantâneas, imediatas e de forma muito simples. Ainda sim demorou. Até pouco tempo atrás (menos de 1 ano), não era possível fazer uma transferência online depois das 18hrs, teria que ser programado para o dia seguinte. Ora, mas se é online, será que os robôs dos bancos estão descansando neste horário? Não fazia muito sentido!

Os aplicativos e o internet banking evoluíram muito nos últimos anos, possibilitando aos usuários realizar diversas atividades sem precisar comparecer ao banco e conversar com seu gerente e ter mais clareza sobre suas informações financeiras, isso permitiu uma liberdade e facilidade enorme.

Mas por outro lado, o excesso de liberdade e pesos diferentes podem levar o consumidor a um caminho prejudicial.

É muito fácil tomar um novo crédito, mas difícil saber se realmente era necessário este crédito. É muito simples cair no cheque especial e contrair altas dívidas, basta gastar mais do que seu saldo. Mas existem poucos mecanismos para lhe ajudar a sair das dívidas. Investir, tem sido cada vez mais fácil, mas entender as taxas e resgatar um investimento ou uma previdência privada, nem sempre é tão simples.

Se por um lado a tecnologia facilitou os tramites de diversas atividades corriqueiras, por outro estimulou o descontrole e consumo por impulso. Muitas empresas utilizam de artimanhas tecnológicas para induzir seus clientes para tomar decisões que beneficiam a empresa, indo inclusive na direção contrária ao que realmente seja bom para o cliente.

O OpenBanking é próximo enorme passo na qualidade e justiça aos clientes. Esta iniciativa permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes, entre instituições financeiras com a permissão e consentimento do mesmo.

Desta forma as instituições financeiras terão que ser mais justas e honestas, pois os clientes poderão buscar novas informações e decisões mais assertivas, privilegiando a concorrência e sobretudo o benefício do cliente.

Poucas empresas tem a coragem de ser clara e oferecer a mesma oportunidade e clareza para o cliente dizer sim ou não. Mas isso está mudando e o OpenBanking vai tornar isso ainda mais necessário. A tecnologia deve ser justa e benéfica para todos.

Diante deste cenário foi criado o VISTA FINTECH, é uma plataforma para planejadores financeiros pessoais que tem como premissa unir 3 aspectos desta evolução tecnológica:

  1. Estimula o papel e atividade do planejador financeiro pessoal, um profissional que promove a educação financeira sem a venda de produtos, sendo mais imparcial em sua conduta, entregando melhores resultados para o seu cliente.
  2. Oferece tecnologia para o planejador financeiro proporcionar um serviço de qualidade, que lhe permita ter escala (atender cada vez mais clientes), preços justos, com informações importantes e clara para seus clientes.
  3. O cliente terá o controle e disponível todas as informações relevantes e importantes sobre as suas finanças pessoais em um único lugar. Desde suas receitas e despesas (integração via Open Banking em breve), planos e objetivos pessoais e familiares, organização de dívidas atualização automática de todos os tipos de investimentos nacionais e principalmente a conexão de todas estas informações.

Portanto, o Vista promete agitar e transformar o mercado financeiro, oferecendo uma tecnologia para todos os profissionais de planejamento financeiro pessoal oferecer um serviço justo, claro, honesto e realmente transformador.

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you