Comunidade de Planejadores Financeiros
Comunidade de Planejadores Financeiros
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que vem primeiro: o ovo ou a galinha?

O que vem primeiro: o ovo ou a galinha?
Luiz Fernando Schvartzman
mar. 29 - 4 min de leitura
000

Esta pergunta clássica se refere a um antigo dilema de casualidade que instiga muitas discussões desde as mesas de bar aos fóruns cientistas e religiosos. De forma direta, se considerando que para colocar um ovo é preciso uma galinha, ao mesmo tempo em que para ter a galinha era preciso ter um ovo, ficamos neste ciclo interminável.

Ao analisarmos a questão de maneira cientifica iremos profundamente à teorias da evolução de Darwin entre outros, mas do ponto de vista filosófico podemos extrair diversas visões diferentes e inferir a respeito de diversos paradigmas do nosso dia-a-dia.

Em muitos aspectos as pessoas tendem a aceitar a teoria de que o ovo vem primeiro e em outros aspectos preferem aceitar a teoria de que a galinha veio primeiro, mas tudo isso envolve uma serie de paradigmas, conhecimentos e reflexões acerca de cada assunto.

Vejamos o exemplo de um pequeno empreendedor. Um indivíduo quer abrir uma empresa para vender sapatos e possui investimentos limitados. Ele então analisa duas possibilidades: Começar a vender boca a boca para amigos parentes, batendo de porta em porta até criar uma pequena clientela e arrecadar dinheiro para então investir em uma estrutura física, estoque, marketing, contratar pessoas, etc. Tendo assim um pouco mais de segurança no negócio, mas ao mesmo tempo correndo o risco de nunca conseguir sair destas pequenas vendas e não ter o fluxo necessário para abrir sua própria loja. Ou uma segunda possibilidade dele conseguir um empréstimo, investir em marca, funcionários e divulgação para então ter um fluxo de caixa e pagar seus investimentos, mas também correndo o risco do negócio não emplacar e acumular grandes dívidas. Ou seja, o que vem antes: o cliente e depois o investimento ou o investimento para depois ter os clientes.

Investimentos > Clientes

Clientes > Investimento

 

Do ponto de vista de negócios é uma resposta muito relativa, como o ovo e a galinha. Diversos especialistas podem divergir quanto ao melhor caminho, mas dependerá muito mais de aspectos específicos do negócio e do empreendedor, do que de uma fórmula correta.

Outra analise recorrente é com relação as finanças pessoais. Muitas pessoas pensam em cuidar das suas receitas e despesas, analisar projetos e sonhos apenas depois de construir algum patrimônio e uma renda razoável para então ter dinheiro para investir e realizar sonhos. De outra forma pode-se investir pequenas quantidades, tendo em vista sonhos e planos futuros, mesmo que ainda lhe pareçam distantes e difíceis para então depois conquistar uma independência financeira e patrimônio identificando receitas, despesas e sonhos mais cedo e com mais tempo para reflexões acerca de expectativas e realidade

Ou seja, é preferível criar um patrimônio, um emprego estável e uma boa liquidez para então investir, planejar e realizar sonhos ou primeiro você determina seus aspirações e projetos, investe aos poucos para então realizar seus sonhos ao longo da vida conquistando patrimônio, emprego estável e liquidez ao longo do tempo.

Dinheiro > Planejar e realizar sonhos

Planejar e Realizar sonhos > Dinheiro

 

Neste caso acima, não fico em cima do muro, em dizer quem vem primeiro o ovo ou a galinha. Comece a investir desde o inicio, tendo em vista seus projetos e planos futuros, mesmo que ainda lhe parecem distantes e difíceis. Ao longo dos anos é mais fácil caminhar em uma direção e ir ajustando ao longo desta caminhada, do que apenas acumular na medida do possível e depois escolher o que fazer. Quem vive esperando ter um grande salário, bens e estabilidade, pode passar uma vida inteira frustrada por ter criado expectativas e esperando chegar ao momento de realizar sonhos e nunca conquistar. Coloque sempre pequenos objetivos ao longo de sua caminhada que serão sendo conquistadas aos poucos alinhando sempre suas expectativas com a sua realizada. Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, mas está não é a realidade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você