Comunidade de Planejadores Financeiros
Comunidade de Planejadores Financeiros
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

POR QUE VOCÊ DEVERIA CONTRATAR UM PLANEJADOR FINANCEIRO

POR QUE VOCÊ DEVERIA CONTRATAR UM PLANEJADOR FINANCEIRO
Rogério Brandão
jun. 8 - 2 min de leitura
010

No artigo anterior vimos o que é um Planejador Financeiro. Esse profissional é um especialista em finanças que trabalha orientando seus clientes a organizar e/ou a reestruturar a sua vida financeira nos seus vários aspectos, tendo em vista seus objetivos, metas e necessidades por meio de planejamento orçamentário completo. 

 

Em outras palavras, o planejador financeiro pode ajudar quem passa por problemas na hora de organizar as finanças e precisa encontrar um melhor equilíbrio das mesmas. Além disso, ele pode ajudar novos investidores a escolher as melhores aplicações financeiras, com os melhores rendimentos, para que eles possam lucrar mais.

 

Para o sucesso desta organização (e/ou reestruturação), tanto o perfil comportamental e de risco, bem como os objetivos financeiros do cliente devem sempre ser levados em consideração. 

 

Outra forma do planejador financeiro atuar é elaborando um planejamento para que o cliente consiga manter o seu padrão de vida atual mesmo depois de se aposentar. Como cada pessoa tem objetivos financeiros diversos, cada cliente vai ter uma necessidade específica. Desta forma, a atuação do profissional em planejamento financeiro pode ser bem ampla. Entretanto, e de forma bem geral, o planejador financeiro oferece os seguintes serviços:

 

a) Controle das finanças: o planejador ajudará o cliente a melhor compreender a sua realidade financeira, estabelecendo assim um orçamento realista. O planejador financeiro também auxilia na estruturação das melhores estratégias para que o cliente, por exemplo, quite as suas dívidas; acompanhando e monitorando a execução do planejamento e realizando eventuais ajustes, caso seja necessário.

 

b) Controle dos investimentos: para aqueles que querem investir, mas ainda não conhecem bem os investimentos oferecidos pelo mercado, pode contratar um planejador financeiro que auxiliará a entender melhor sobre os tipos de investimentos que existem e demonstrará como avaliar o perfil de investidor e, assim, poderá tomar decisões mais compatíveis com o seu perfil respeitando o seu grau de tolerância ao risco.

 

c) Gestão patrimonial: o planejador poderá também assessorar no gerenciamento do patrimônio do cliente, ajudando este a comprar ou vender ativos de acordo com seus objetivos/necessidades.

 

Assim, podemos concluir que o planejador financeiro é a pessoa que vai realizar uma avaliação bem profunda das suas finanças e ajudar você a investir e a organizar melhor o seu orçamento,  dentre outras funções que veremos nos nossos próximos artigos.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você