Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

QUAIS AS VANTAGENS DE SE CONTRATAR UM PLANEJADOR FINANCEIRO?

QUAIS AS VANTAGENS DE SE CONTRATAR UM PLANEJADOR FINANCEIRO?
Rogério Brandão
Jul. 30 - 3 min read
000

Uma das principais vantagens na contratação de um planejador financeiro é a de que ele não é alguém que tem uma ligação com instituições financeiras, como bancos e corretoras. Assim, seus serviços são sempre prestados conforme suas reais necessidades, expectativas e objetivos de vida. Outra vantagens:

  • Alinhamento de expectativas

O planejador financeiro auxiliará o seu cliente a entender melhor seu orçamento, analisando suas receitas, despesas e fluxo de caixa. Com isso, conseguirá junto ao cliente fixar melhor as metas e objetivos e escolher o melhor caminho a ser tomado para alcançá-los.

Dessa forma, por exemplo, caso o objetivo do cliente seja uma viagem internacional no período de suas férias, o planejador financeiro demonstrará a ele a quantia que precisará economizar  para realizar a viagem, mas sem que isso prejudique o seu orçamento e outras metas e objetivos.

Ainda, caso o cliente queira tomar decisões que sejam "maiores que suas penas" [no dizer popular], será função do planejador financeiro fazer com que ele enxergue melhor a sua realidade financeira, bem como apresentar alternativas a esta decisão, conforme o perfil e crenças de seu cliente.

  • Plano de investimento personalizado

Atualmente, uma corretora de valores ou um banco ao criar um plano de investimentos, muito provavelmente apresentará planos prontos e totalmente genéricos, no qual o cliente possivelmente terá dificuldades para entender tanto sua metodologia e características, quanro saber para onde o seu dinheiro está sendo alocado.

Contudo, a criação de um plano de investimentos com um planejador financeiro é completamente diferente sendo totalmente personalizado, elaborado conforme as suas reais necessidades, metas, objetivos e expectativas e de acordo com o seu perfil de risco e direcionando as aplicações do cliente de forma a atingir suas metas financeiras a curto, médio e longo prazo.

  • Educação financeira

Esta talvez seja uma das melhores vantagens em se contratar um planejador financeiro, pois este profissional, na prestação de seus serviços, não se limitará somente ao ambiente ilustrativo, pois, com o tempo, o cliente começará a entende melhor sobre o funcionamento do mercado financeiro e aprenderá muito com ele. Será um aprendizado super rico para toda a vida.

  • Evitar perdas financeiras

Ao contratar um planejador financeiro o cliente evitará perder dinheiro em razão de "pequenos deslizes", em especial quando se tratar de fazer aplicações financeiras; bem como nos "grandes deslizes", como, por exemplo, contratar um financiamento bancário com juros elevados.

Além do gerenciamento de riscos de investimentos, o planejador financeiro entende bem sobre os impostos, as taxas e os seguros que devem ser pagos para cada situação, aplicação e, assim, poderá orientar o cliente da maneira correta, fazendo com o que o dinheiro de seu cliente não seja desperdiçado.

Por todas as vantagens acima exposta, você que está lendo este artigo sabe bem que ter um planejador financeiro pessoal pode fazer toda a diferença para a sua vida (financeira), auxiliando-o a organizar o seu orçamento e orientando a tomar as melhores decisões em relação às suas finanças.

PS: Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre investimentos e planejamento financeiro, continue acompanhando as nossas publicações e confira também nossas postagens anteriores.


Report publication
    000

    Recomended for you